segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Projeto Escola Consciente

Projeto Escola Consciente

A sociedade exige um cidadão consciente, participativo e responsável na sua maneira de viver, uma vez que, seu modo de vida inconseqüente, aliado ao consumo desenfreado, tem causado a insustentabilidade do planeta, o esgotamento dos recursos naturais e o aquecimento global. Este projeto visa a conscientização ambiental da instituição de ensino, dos seus alunos, professores e funcionários. O projeto espera promover aquisição de valores socias, fortes vínculos com o meio ambiente e criar motivação para que a comunidade escolar participe ativamente na sua proteção.

As ações inconscientes das gerações passadas geraram o aquecimento global e a crescente escassez de recursos naturais em nosso Planeta. O aquecimento global está provocando mudanças climáticas drásticas em todo o mundo, prejudicando a cada ano um número maior de pessoas. As consequências destas mudanças e a diminuição dos recursos naturais de nosso planeta se agravam todos os dias. Já estamos no ano de 2009 sem que aconteçam grandes mudanças no nosso modo de vida, e segundo institutos de pesquisas internacionais, temos apenas poucos anos para criar processos que possam reverter as catástrofes naturais a que esta geração e as próximas estão fadados a enfrentar. Por isso não podemos deixar que os atos inconscientes das outras gerações se repitam na geração atual, que ao contrário de seus descendentes, aprenderam, ou pelo menos já tem alguma noção, de que suas ações podem prejudicar o meio ambiente e sua própria vida no futuro.

Portanto não nos resta outra decisão a não ser mudar nosso modo de vida. E isso é apenas possível se nos mostrarmos flexíveis, pois esta mudança é um trabalho difícil e demorado. Não observamos em nossa sociedade uma grande mobilização para a mudança de hábitos e a escola poderá ser um meio eficaz de conscientização através dos seus alunos, que poderão criar um elo inicial de uma cadeia de multiplicação para o desenvolvimento de uma consciência ecológica. Além disso, no mundo de hoje, não podemos fazer projetos apenas teóricos. Temos que nos mobilizar e fazer com que as pessoas se mexam e mudem seus modos de vida. Esta conscientização deve ser feita através da educação ambiental.

A Educação Ambiental é um ramo da educação cujo objetivo é a disseminação do conhecimento sobre o ambiente, com a intenção de ajudar à sua preservação e utilização sustentável dos seus recursos. É uma metodologia de análise que surge a partir do crescente interesse do homem em assuntos como o ambiente, devido às grandes catástrofes naturais que têm assolado o mundo nas últimas décadas. De acordo com os PCN’s (Parâmetros Curriculares Nacionais), “a Educação Ambiental leva às mudanças de comportamento pessoal e a atitudes de valores de cidadania”. Assim sendo, supõem que se trabalhe pedagogicamente o comportamento do homem diante do espaço que ele ocupa, suas necessidades e interesses.

“A principal função do trabalho com o tema meio ambiente é contribuir para formação dos cidadãos conscientes, aptos para decidirem e atuarem na realidade sócio-ambiental de um modo comprometido com a vida, com o bem-estar de cada um e da sociedade, local e global” (PCN’s, 2000, p.59)

As ações que serão trabalhadas para tornar a escola realmente consciente, não dependem apenas da mudança de hábitos dos alunos, mas principalmente da mudança de hábitos da escola, o que gerará um efeito ainda maior nos alunos. Estas ações conscientes deverão ser feitas em conjunto com a escola. Por exemplo, ao trabalharmos a conscientização da mudança do papel normal para o papel reciclado, a instituição terá que se comprometer em utilizar apenas papel reciclado, mostrando assim que esta mudança é possível.

Para se construir uma Escola Consciente serão realizados programas de conscientização ambiental contando com o apoio de organizações ambientais e sociais da região, que se disponibilizaram a fazer palestras na escola e ajudar na divulgação e implantação do projeto.

Este projeto será iniciado no Colégio São Jorge dos Ilhéus e posteriormente, se for bem sucedido, poderá ser implantado em outras instituições de ensino da cidade de Ilhéus. Como o projeto está em fase inicial, e é um plano experimental da Educação Ambiental, ele está aberto a discussão dos métodos a serem implementados, dependendo de questões externas.

Alguns tópicos de ações práticas necessárias para alcançar o objetivo deverão ser tratados no projeto:

Ø Fazer a reciclagem e incentivar os alunos que façam o mesmo em sua casa.

A escola já dispõe de lixos de coleta seletiva, mas a sua função não é respeitada. Ampliando o número dos coletores de lixo pela escola, o grupo de alunos comprometidos com o projeto poderão ajudar no trabalho de conscientização dos outros alunos e funcionários sobre a coleta seletiva. Caso todo o lixo da escola vir a ser coletado seletivamente, poderá levado a um posto de coleta de materiais recicláveis e doado, ou poderá ser feito um acordo com o posto de coleta para que a empresa venha recolher na escola a cada 2 ou 3 dias. Isto incentivará os alunos a fazerem o mesmo em suas casas.

Em Ilhéus, há uma empresa que faz o recolhimento para a reciclagem:

Charles Reciclagem

Av Itabuna, 2340 - Ilhéus - BA, 45658565 -(0xx)73 3634-6604

Podemos criar, em conjunto com este posto de reciclagem, um processo de recolhimento do lixo nas casas dos alunos também.

Ø Troca imediata do papel normal pelo papel reciclado:

Em uma escola, a utilização de papel é muito grande: em documentos, avaliações, bilhetes, controles, trabalhos e pesquisas requisitados a alunos, etc. Esta mudança pode parecer muito difícil, mas é bem simples. Basta que a escola passe a comprar apenas papel reciclado e o utilize principalmente em provas e testes. Esta medida já é praticada por muitos colégios, inclusive o Colégio Nossa Senhora da Piedade. Esta troca representará um exemplo concreto para os alunos, que deverão seguí-la se, é claro, houver uma conscientização explícita para a consequência imediata desta mudança: a diminuição do desmatamento no nosso país.

Ø Incentivar a diminuição do uso sacolas plásticas:

Elas são práticas e parecem ser inofensivas, mas os saquinhos plásticos usados nos supermercados e lojas são uma praga para o meio ambiente. Eles não só liberam gás carbono e metano na atmosfera como também poluem o solo e o mar. Em países desenvolvidos, o uso deste tipo de sacola é quase inexistente. Outro exemplo é a China, que ano passado começou uma campanha contra o seu uso e já poupou mais um bilhão de sacolas plásticas no meio ambiente, além da diminuição da emissão de gases de efeito estufa. Um acordo com redes de supermercado, que poderá ser feito no futuro, poderá ajudar na conscientização, não só dos alunos desta escola, como também de todos os cidadãos de nossa cidade.

Ø Aula de educação ambiental:

Em 1991, o MEC através da Portaria n.º 678 (14/05/91) instituiu que todos os currículos nos diversos níveis de ensino deverão contemplar conteúdos de Educação Ambiental. E em 1997, a Lei N° 9.795, de 27 de abril de 1999, dispõe sobre a educação ambiental e institui a Política Nacional de Educação Ambiental. Desta forma, seria bastante eficiente se, cada turma tivesse aula com um ambientalista ou participante de alguma organização ambiental de nossa região. Algo como 30 minutos a cada semana ou quinze dias, dedicados a projetos de diminuição do consumo de energia ou em outro tipo de projeto ambiental e seu posterior acompanhamento nas mudanças do modo de vida, poderá ser experimentado por todos os alunos. Projetos como, por exemplo, a construção de aquecedores de água com materiais reciclados seriam explorados nestas aulas. Poucas escolas tem aula de educação ambiental ainda, mas num futuro próximo, acredito que todas terão, e por conta disso, o Colégio São dos Ilhéus deverá inserir em sua grade, o quanto antes possível, tornando-se assim referência.

Ø Criação de um diário eletrônico:

Os alunos poderão enviar sugestões, depoimentos e até mesmo imagens relacionadas as mudanças de comportamentos motivadas pelo projeto. O blog funcionará como um diário das etapas do projeto, de como ele está se desenvolvendo e servirá de canal para os pais dos alunos e a sociedade acompanharem o andamento deste projeto.

Com uma previsão de início imediato, podemos começar por um programa de sugestões de como os alunos devem se comportar conscientemente durante as férias, pois o ano escolar já está no fim. E colocar em prática totalmente no próximo ano, havendo, portanto, um espaço de tempo viável para as discussões de como deverá ser implementado este projeto.

Em primeira instância, o projeto deverá ser apresentado para a escola e seus alunos, tornando assim possível, um engajamento de alunos já interessados no assunto e que possam representar seus colegas durante as férias em reuniões de estudo para viabilidade da implementação do projeto. Com isso, cria-se desde o início uma relação de responsabilidade e co-participação do cidadão-aluno.


Projeto Escola Consciente – Colégio São Jorge dos Ilhéus

Blog do projeto – www.projetoescolaconsciente.blogspot.com

Email – projetoescolaconsciente@hotmail.com

Parceiros:

Ação Ilhéus

Contato- Presidente: Maria do Socorro Mendonça

Instituto Floresta Viva

Contato- Secretário Executivo: Rui Barbosa da Rocha

Instituto de Estudos Socioambientais do Sul da Bahia

Contato- Marcelo Araújo: equipe técnica

Autor – Matheus Braz

Apoio – Maria Isabelle Muniz

Erik Pungartnik Handel

Referência Bibliográfica:

O Sal da Terra - Prática de Conscientização Ambiental http://www.ufmg.br/congrext/Meio/Meio24.pdf Acesso em 17 de outubro de 2009.

CONSCIÊNCIA AMBIENTAL ENTRE PROFESSORES E ALUNOS DA ESCOLA ESTADUAL BÁSICA DR.PAULO DEVANIERLAUDA http://jararaca.ufsm.br/websites/unidadedeapoio/download/JefersonCava..pdf Acesso em 17 de outubro de 2009.

Introdução a consciência ambiental, Módulo I – Grupo GEDAM

Um comentário:

  1. segunda-feira, 29 de março de 2010
    Prá frente Brasil, salve Marina da silva!
    Começo a receber e-mail de pessoas de outros estados manifestando o seu apoio à candidata Marina Silva. fico muito feliz e quero dizer para essas pessoas que nosso blog recebe e publica qualquer mensagem de apoio à nossa candidata. Há que ter com o nome do responsavel.
    Nós não temos o dinheiro público para gastar com uma candidatura e também se tivessemos, não iriamos assim proceder. O dinheiro publico é para ser gasto em saude educação transporte, segurança e não em campanhas eleitorais. Por isso, conclamo à todas as pessoas de boa índole e vontade, se você não tem essas caracteristicas, agradeço, mas dispenso o seu apoio, para fazermos a maior corrente pela internet e elegermos a senadora Marina Silva . Desde já agradeço o seu engajamento nesto causa como tambem aceito sugestões para que sejamos o mais eficiente possivel nessa que é a campanha do pé no chão e o voto no coração.

    A marcha da vitória! Vamos que vamos!

    ResponderExcluir